Coordenador : Danilo Augusto Santos Melo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390371.2206.195047.27022023
Departamento/Setor: RSI
Área Temática : Cultura
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Comunidade acadêmica (graduandos de psicologia, demais áreas das humanidades e afins) e comunidade externa à universidade (interessados em geral).
Objetivo
Geral: Apresentar teórico-criticamente o pensamento de Spinoza, promovendo discussões de questões contemporâneas pertinentes ao campo da subjetividade. Específicos: - Demarcar a unidade primordial mente-corpo como um dos aspectos fundamentais do pensamento de Spinoza. - Enfatizar o deslocamento do pensamento spinozista das concepções de Platão e de Descartes referentes ao problema do sujeito do conhecimento. - Articular os conceitos filosóficos com problemas teóricos do campo plural da psicologia. - Complementar o estudo de graduandos de psicologia. - Fomentar a indissociabilidade desta proposta de extensão com o campo de ensino e pesquisa. - Possibilitar caminhos de discussão para a problematização das questões referentes à intervenção do psicólogo nos mais diversos campos de atuação.
Resumo
A proposta do curso de extensão Estudos Filosóficos da Subjetividade consiste em apresentar aos discentes do curso de psicologia do polo universitário de Rio das Ostras, e aos demais interessados, alguns pensadores ou correntes filosóficas na história da filosofia que possibilitam compreender e problematizar a clássica definição de sujeito presente nas discussões da psicologia contemporânea, produzindo um conhecimento ampliado da concepção de subjetividade.